Um Sistema de Gestão e Coaching de Comportamentos Profissionais, baseado em questionários estruturados e escalas de frequência comportamental.
A única forma de construir e manter uma reputação positiva e produtiva para a Empresa é promover a expressão frequente de comportamentos profissionais. Esses comportamentos devem ser consistentes com a Cultura e os Valores distintivos da Organização, garantindo alinhamento e coerência.
Cirvalue Comp é um sistema baseado em competências ancoradas por comportamentos profissionais. Este é suportado por questionários comportamentais e escalas de frequência, minimizando a subjetividade e reduzindo os impactos dos fatores de enviesamento das avaliações humanas.
Concebido com base nas mais recentes descobertas científicas sobre o cérebro humano, a solução Cirvalue Comp adota estratégias para aprimorar avaliações. Esta ferramenta intuitiva e prática molda o comportamento profissional e sustenta um feedback objetivo e rigoroso.
O Cirvalue COMP inclui uma série de operações concebidas para facilitar a administração da ferramenta
Disponível online através de um licenciamento anual em SAAS.
Incorpora conhecimento e experiência prática de várias décadas dedicadas ao desenvolvimento e utilização de sistemas de gestão do desempenho nas Organizações.
Promove a eficiência, comunicação interna e o feedback.
Dados e comunicações são encriptados. Cumprimento rigoroso das normas de privacidade e proteção dados pessoais.
Sistema “chave na mão” que permite formatar e adaptar à medida de cada Organização.
Reconhece, respeita e adapta-se à natureza continua e dinâmica dos processos e dos negócios.
Como todas as ferramentas Cirvalue para Gestão e Avaliação do Desempenho, este sistema pressupõe que o processo avaliativo é colaborativo e contínuo. É contínuo porque estará disponível para atualizar as suas avaliações 24 horas por dia, 365 dias por ano, permitindo simultaneamente monitorizar a evolução dos comportamentos dos avaliados, atualizar essa avaliação à medida que os comportamentos evoluem e ir dando feedback sobre essa evolução aos seus colaboradores, re-equacionando se necessário os objetivos de mudança e melhoria. O Cirvalue Comp oferece vários Diretórios de Competências, amplos e abrangentes, bem como escalas sofisticadas de frequência comportamental criados com base nos mais recentes conhecimentos e descobertas da neurociência. Contudo, tanto conteúdos como escalas podem ser alteradas ou criadas pela própria Empresa Cliente, de forma a garantir uma perfeita adaptação à realidade específica de cada Empresa. No Cirvalue Comp cada colaborador é avaliado pela sua chefia direta e também se auto-avalia.
No início de cada ciclo avaliativo, são carregados o diretório de competências a avaliar em cada colaborador, suportando essas competências num certo número de comportamentos observáveis. São também carregadas as relações de avaliador/avaliados, ou seja, quem avalia quem nesse ciclo de avaliação. O sistema gera depois automaticamente um questionário contendo todos os comportamentos associados às Competências a avaliar, dispostos aleatoriamente para iludir o efeito de “halo” da avaliação e focar a avaliação em cada um dos comportamentos significativos. Cada Empresa poderá escolher que a avaliação decorra apenas uma ou duas vezes por ano, ou tornar o processo contínuo, começando numa avaliação inicial que pode ser ajustada ao longo do período avaliativo, refletindo as mudanças que forem ocorrendo nesses comportamentos. O sistema gera também uma Síntese Avaliativa que contempla a possibilidade de registar comentários e definir objetivos de melhoria, seja numa base de avaliação pontual, seja numa base de avaliação contínua.
O avaliador, ou seja, a chefia, acede a uma lista de todos os seus subordinados diretos e pode, a partir dela, aceder ao Questionário específico de cada um e completar a sua avaliação. Se tiver subordinados que também sejam avaliadores, poderá também aceder e consultar as avaliações de todos os seus subordinados indiretos. Paralelamente cada colaborador terá acesso a um questionário semelhante para completar a sua auto-avaliação. Cada comportamento será avaliado através de uma escala de frequência comportamental, ou seja, pede-se que seja indicada a frequência com que, no período em avaliação, esse comportamento foi observado. Se o avaliador abandonar uma avaliação antes de ter avaliado todos os comportamentos, o sistema guardará as avaliações já efetuadas e, quando voltar a aceder, o utilizador poderá concluir a sua avaliação.
O sistema apresentará sempre os comportamentos ordenados dos menos bem avaliados para os mais bem avaliados, para que as oportunidades de melhoria fiquem sempre em cima.
Na parte final da síntese existem duas caixas para receber comentários de qualquer dos envolvidos. Ou seja, tanto a chefia direta enquanto avaliador como o próprio colaborador enquanto avaliado, ou mesmo a chefia superior hierarquicamente, poderão escrever os seus comentários, expectativas e objetivos desejados, que depois de gravados ficarão registados e disponíveis em baixo, com indicação de quem os produziu e em que data. Os comentários, expectativas e objetivos aparecerão ordenados por ordem de produção, ou seja, os mais recentes em cima e depois por ordem de produção com os mais antigos em baixo.